untitled

Essa receitinha de bolo é muito especial, pode ser consumida desde os 8/9 meses, é ideal para complementar o café da manhã e o lanchinho da tarde. Mas, é perfeita para carregar na bolsa quando forem sair para passear e o bebê sentir fome. Eu amo cozinhar e fazer experimentações, já fazia isso antes de ser mãe e agora faço com muito mais amor. Essa receita não contém nenhum derivado de leite, e pode ser oferecida aos bebês com APLV. Vamos lá!

img_8992

INGREDIENTES

2 bananas tipo prata

1 pera portuguesa

100 gramas de passas

3 laranjas tipo mimo (pode usar outro tipo)

3 colheres de linhaça ou chia

3 xícaras de farinha aveia integral – aproximadamente 350 gramas (marca Mãe Terra)

1/2 xícara de grãos de aveia integral (marca Jasmine)

6 colheres de sopa de óleo de coco

2 1/2 colheres de chá de fermento em pó para bolo

Opcional: eu cuido muito da alimentação de Miguel, não sou extremamente rígida, mas tento oferecer o melhor para a saúde dele. As farinhas integrais são saudáveis e ajudam no funcionamento geral do intestino, o óleo de coco além de saboroso, também possui um tipo de gordura mais fácil de ser digerida e metabolizada, diminuindo o acúmulo de calorias e gordura no corpo, eu também tenho adicionado à semente de chia em diversas receitas que preparo para Miguel, que é extremamente rica em ômega-3, cálcio, fibras, ferro e diversos outros nutrientes importantes para a saúde e desenvolvimento, tem sabor suave e pode ser usada em quase tudo que se queira.

img_8991

PREPARO

Passo 1 (substituto do ovo)

Primeiro você prepara a linhaça, que neste caso é o substituto do ovo: coloque 3 colheres (sopa) de linhaça ou chia de molho por 30 minutos em 9 colheres de água morna. Deixe de molho até obter um gel. Se seu bebê não tiver alergia ou algum tipo de sensibilidade ao ovo, você pode usar dois ovos na receita.

Passo 2

Em seguida corte a banana e a pera em cubos pequenos. Depois esprema as laranjas mimo para obter o suco delas, rende aproximadamente 1 copo de 200ml. Leve ao fogo baixo e acrescente as passas, cozinhe um pouco e seguida adicione as frutas cortadinhas, você vai mexer levemente até obter cozimento brando. Esse bolo não leva açúcar nem leite justamente porque as frutas são pré-cozidas no suco da laranja mimo que é muito doce e este preparo é o que dá a consistência da massa, reserve para esfriar.

Passo 3

Em outro recipiente junte a farinha de aveia integral, os grãos de aveia, o óleo de coco e a linhaça umedecida, misture bem e vá adicionando aos poucos o preparo das frutas pré-cozidas mexendo até obter homogeneidade. Para finalizar acrescente o fermento.

Observe que fica uma massa mais grossa do que de um bolo normal, é assim mesmo, o resultado é um bolo firme, porém, cremoso e macio. Miguel ama, tenho que controlar porque ele come tudo se deixar.

Pré-aqueça o forno

Deixe o forno pré-aquecer por aproximadamente 10 minutos a 220 graus, enquanto isso unte uma forma com o próprio óleo e a farinha integral, adicione a massa, se você tiver uma boa assadeira em teflon não é preciso untar, já põe a massa direto e quando desenformar sai lindo. Deixe assar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio, mas, esse tempo varia de forno para forno.

img_8990

Como armazenar?

Por ser uma receita 100% natural, sem nenhum tipo de conservantes, só deixe em temperatura ambiente no primeiro dia, e depois guarde em um recipiente hermético na geladeira.

Rende aproximadamente 10 bolinhos no tamanho de um cupcake.

Sempre me perguntam sobre a laranja mimo que uso em diversas receitas, aqui no Nordeste ela é bem comum, encontramos em todos os supermercados e feiras, ela tem a casca mais grossa, e a cor predominante é o laranja sólido, acho que é a mais doce das laranjas, e eu uso muito para quebrar a acidez de alguns alimentos ou para adoçar.

Agora é só testar a receitinha aí, e não esqueça de vir aqui me contar como ficou por aí!
Beijos

Autora:

Carol Arruda Mello

Instagram @infanciaematernagem

Facebook www.facebook.com/infanciaematernagem

Você Pode Gostar

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *